Assembleia Geral é a reunião de pessoas, no nosso caso os representantes das instituições beneficentes, religiosas e filantrópicas, convocada para tratar de assuntos de interesse dos envolvidos, tem caráter deliberativo, ou seja, de tomada de decisão.
As Assembleias dividem-se em:
Nas AGEs do SINIBREF podem e devem participar os representantes legais das instituições beneficentes, religiosas e filantrópicas que estejam em dia com as obrigações estatutárias, conforme publicação do edital, ou alguém devidamente nomeado.
Nas AGEs são discutidos e colocados em votação os diversos assuntos de interesse da categoria, portanto a participação é essencial para uma construção coletiva e mais próxima da realidade dos representados.
Para construção da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), são apresentadas e deliberadas as pautas de reinvindicações enviadas pelos Sindicatos Profissionais (laborais).
As deliberações aprovadas nas AGEs aplicam-se a todos os representados, tenham participado ou não. Logo, mesmo que não tenha participado de uma assembleia, o membro permanece vinculado ao que for decidido.